Bom Princípio Alimentos celebra 28 anos fomentando empreendedorismo e solidariedade no RS

Indústria gaúcha inicia 2024 transformando desafios em oportunidades

Publicado em 17/01/2024

A matriz da Bom Princípio Alimentos, indústria com sede em Tupandi (RS), foi palco de um evento especial realizado no dia 16 de janeiro de 2024, terça-feira. A atividade ocorreu em comemoração ao 28º aniversário da empresa. No local, foram promovidos cursos totalmente gratuitos destinado a empreendedores e pessoas que estão em busca de novas oportunidades no mercado.  

Esta foi a primeira edição de uma série de ações a serem desenvolvidas ao longo do ano. A iniciativa de janeiro, promoveu a capacitação, proporcionando aos participantes, aprendizagem em confeitaria e gastronomia com técnicos e profissionais da indústria. Foram apresentadas receitas que poderão se tornar o ponto de partida para novos empreendimentos e fonte de renda no setor alimentício.

Nesse primeiro encontro de formação do ano foram atendidas, cerca de 40 pessoas dos municípios de São Sebastião do Cai, Feliz, Montenegro e Bom Princípio. A empresa também ofereceu transporte gratuito de ida e volta para os participantes, demonstrando seu comprometimento não apenas com a capacitação, mas também com a acessibilidade e inclusão. De acordo com Rafaela Cardoso, assistente social do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de São Sebastião do Caí, boa parte dos alunos que vieram pelo CREAS para fazer os cursos estão em busca melhores oportunidades. “O curso foi muito além da questão de emprego, renda e aprendizagem. Passa também pelo estímulo a autoestima, fomentando a produtividade e sobretudo gerando uma nova expectativa profissional”, enfatiza Rafaela.

Reconhecida por seu compromisso social, a indústria forneceu todos os materiais básicos necessários à realização do curso sem custos aos alunos, além de oportunizar a cada participante com um kit exclusivo da Bom Princípio Alimentos. O objetivo é que os participantes saíssem da indústria já com a possibilidade de iniciar seus próprios negócios, impulsionando o empreendedorismo local e contribuindo para o desenvolvimento econômico.

Marcelo Altenhofen, gestor de marketing da Bom Princípio Alimentos, destaca a importância dessa ação em um ano que deve ser marcado pela superação e retomada econômica de muitas famílias no Rio Grande do Sul. “Essa é a nossa proposta para comemorar os 28 anos da Bom Princípio Alimentos. Fomentando o empreendedorismo e a geração de emprego e renda para aqueles que passaram por momentos difíceis. Estes cursos gratuitos representam um marco na trajetória da Bom Princípio Alimentos, reforçando ainda mais o nosso compromisso com a responsabilidade social, e a missão de contribuir para o bem-estar das comunidades através da educação”.

Aqueles que tiverem interesse em participar de cursos e ativações promovidas pela indústria nos próximos meses também podem entrar em contato pelo e-mail sac@bomprincipioalimentos.com.br.

Galeria de fotos

Balanço das atividades e projeções para 2024

Nos últimos cinco anos, a Bom Princípio Alimentos expandiu a capilaridade no mercado. Consequência de um trabalho focado em novos investimentos alocados nas áreas de recursos humanos, tecnologias, na gestão de pessoas, novos produtos e em comunicação.

A Certificação FSSC 22000, emitida pela empresa DNV GL Business Assurance Avaliações e Certificações Brasil, garantiram maior gestão na segurança dos alimentos de alto nível, um requisito fundamental na abertura de novos clientes internacionais. Outro grande destaque está no Dia Estadual da Chimia, comemorado em 31 de agosto de cada ano. Uma referência à identidade do produto de herança cultural e valor emocional incomparável.

Outra conquista se deve à criação de um novo Centro de Distribuição na região Nordeste do Brasil, validando o crescimento nacional da indústria.

Em 2023, a empresa de Tupandi também deu início à exportação de suas linhas de produtos à Guiana, Angola e República Dominicana. E em 2024, visa ampliar suas negociações para o Paraguai, Chile, Uruguai, Curaçao e Estados Unidos.

Ainda ganham representatividade a forte participação da Bom Princípio Alimentos em feiras nacionais e internacionais de varejo e alimentos. Com grande conexão e fortalecimento da imagem de marca. O presidente da Bom Princípio Alimentos, Alexandre Ledur, aposta na qualidade da produção e na inovação contínua à sustentabilidade da indústria alimentícia. “É um caminho em pleno desenvolvimento que está inserido a um mercado que exige melhorias constantes de seus processos industriais, pesquisas e apresentação de novidades contínuas”, argumenta Ledur.